Da Produção Científica à Comunicação Científica

Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2015/2016

Código: CS20025
Sigla: PCCC
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias
Semestre/Trimestre: 2º Semestre
Cursos:
Sigla Anos Curriculares ECTS
CS 2º, 3º 5
Nº de semanas letivas: 15
Carga horária:
Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas
Responsável: Maria Leonor da Graça Saraiva
Corpo docente: Ana Maria Dias Roque Lemos Boavida
Maria Leonor da Graça Saraiva

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

­Mobiliza literacias múltiplas na compreensão dos fenómenos do mundo atual: revela conhecimentos básicos
nas várias áreas do conhecimento científico e tecnológico.
­Gere eficazmente a informação relevante para a sua área académica e profissional.
­Regula a sua ação de acordo com os princípios éticos e deontológicos da profissão.
­Revela autonomia na abordagem e resolução de problemas.
­Analisa e avalia fontes de informação de áreas específicas do conhecimento.
­Utiliza uma linguagem científica apropriada a diferentes contextos e públicos.
­Revela capacidade de reflexão sobre o papel dos media na divulgação e comunicação da ciência.
­Analisa documentos de jornalismo científico, identificando a qualidade dos assuntos do ponto de vista
científico e jornalístico assim como a credibilidade das fontes.
­Elabora documentos de jornalismo científico.

Programa

1. A comunicação de ciência:
1.1­ Modelos de comunicação.
1.2­ Caraterísticas de um comunicador de ciência.
2. As várias modalidades de jornalismo científico:
2.1­ Tipos de periódicos e critérios distintivos: periódicos generalistas, sensacionalistas, populares e de
especialidade.
2.2­ Leitura, análise e revisão crítica de textos selecionados de “divulgação científica” em diversos tipos de
periódicos e em livros/revistas confiáveis da especialidade.
2.3­ Produção de textos de divulgação científica: critérios de transformação de um artigo científico.
3. Análise e discussão crítica de textos que fazem notícia, envolvendo informação relacionada com a
Matemática:
3.1­ A omnipresença social dos números.
3.2­ O uso, não uso, mau uso e abuso que se faz da Matemática.


Métodos de Ensino

A transformação do conhecimento científico em informação jornalística científica fiável será fonte de análise
permanente ao longo das sessões de trabalho, constituindo um contexto facilitador para a aprendizagem da
transformação destas linguagens. Estão previstas as seguintes situações de aprendizagem: a) Pesquisa
documental e em base de dados; b) Discussão orientada de temas/textos/resultados de pesquisas; c) Análise e
interpretação de artigos científicos e técnicos; d) Debate de tópicos propostos para discussão pelos alunos e o
professor, designadamente online; e) Utilização da página da disciplina através da plataforma interativa; f)
Elaboração de textos ou de produtos multimédia, visando a divulgação de aspetos da cultura científica a
públicos diversificados.
A avaliação é contínua e incide sobre os processos e produtos de trabalho dos estudantes. A classificação
será obtida pelos seguintes pesos relativos: trabalhos escritos 70%; participação individual 30%.

Modo de Avaliação

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